Saiba 8 dicas para cuidar de peles secas e sensíveis!

Dra. Renata Sitonio da algumas dicas e informações para os cuidados com as peles secas e sensíveis.

Como cuidar de peles secas e sensíveis?

Quem tem a pele do rosto seca tem uma certa dificuldade de encontrar informações de como se cuidar. Até porque no Brasil, a maioria das pessoas tem a pele bem oleosa por causa do clima quente e úmido.

E a pele seca incomoda muito, né? Ela descama, arde, coça e ainda faz com que as ruguinhas finas aparecerem mais, principalmente depois da maquiagem. 

Eu sou Dra. Renata Sitonio, sou dermatologista e nesse vídeo vou dar 8 dicas de como cuidar da pele seca. 

Mas, antes, deixa de falar: eu estou lá no instagram @dicadedermato. Me sigam lá que eu to sempre postanto dicas legais de dermatologia, saúde e de maquiagem também, que eu adoro

Primeiro dica: Tomar muita água.

É importante tomar muita água! A hidratação de dentro pra fora vai fazer com que fique mais fácil controlar o ressecamento da sua pele. 

Segunda dica: Água quente é “veneno”!

Água quente é veneno!! O banho não pode ser muito quente. Eu sempre falo para minhas pacientes que não pode sair fumacinha do banheiro. Já ouviu falar que a água quente é melhor para desengordurar? Pois então? É verdade. A água quente resseca mais ainda e irrita a pele. Quantas vezes você não saiu do banheiro com a sensação de que a pele do rosto estava repuxando?

Terceira dica: Utilize esfoliantes leves

Não é proibido esfoliar a pele. Só que o esfoliante tem que ser super leve para evitar irritação e usado no máximo 1 vez por semana. Se estiver usando algum ácido, eu prefiro até que nem use o esfoliante. O ácido já faz uma renovação das células mortas da pele. Caso esfolie, não deixe de usar um bom hidratante logo em seguida

Quarta dica: Evite o uso de adstringente.

Se você tem pele seca, evite usar adstringente! Eles são muito alcoólicos e muito fortes. Aí, pode dar uma dermatite de contato. Prefira soluções de limpeza a base de água ou então uma solução micelar. 

Quinta dica: Use sabonete em gel.

O sabonete para lavar o rosto deve ser em gel.  É importante limpar bem a pele seja ela seca ou oleosa porque a gente já sabe que a poluição causa o envelhecimento da pele e mesmo sendo seca, as impurezas podem causar acne.  Tem muitos géis de limpeza sem sabão e com o PH parecido com o da pele. 

Sexta dica: Fuja da base mate!

Falando de maquiagem, é: fuja da base mate! Ela marca muito as marcas de expressão de quem tem pele seca e deixa a pele craquelada. Usa uma base luminosa, com efeito hidratante.  Evite também o pó por cima da base porque ele serve para tirar a oleosidade. Se você não tem oleosidade, não precisa usar, certo? Tem também no mercado agora blush cremoso, corretivos, sombras que ficam melhor pra esse tipo de pele

Sétima dica: Água termal.

Tenha uma água termal na bolsa e reaplique de vez em quando na face. Toda vez que sentir necessidade, borrifa de longe, mesmo por cima da maquiagem. Não tem problema. 

Oitava e última dica: Fique atento a pele seca!

A dica mais importante vem agora: Pele seca pode ser um sintoma de rosácea! A rosácea é uma doença da pele, principalmente da face, que deixa a pele vermelha, seca, áspera, descamativa e com bolinhas que parecem espinhas.  Tem que ser tratada com medicações específica pra não piorar depois

Então, se você já seguiu todas essas orientações que eu dei e não resolveu o ressecamento da sua pele, chegou a hora de procurar uma dermatologista e verificar se o seu problema vai um pouco mais além. 

Entenda também a polêmica da vitamina D em nosso corpo! Clique aqui para saber mais.

Um beijo,

Dra. Renata Sitonio.

2 Comentários

  1. Sonia disse:

    Boa noite.gostaria de saber qual o procedimento para fazer aquela famosa machadinha no rosto . obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *