Como deixar o rosto mais masculino? Conheça a masculinização facial! | Clinica Sitonio Dermatologia

Como deixar o rosto mais masculino? Conheça a masculinização facial!

Dra. Renata Sitonio nos explicando como funciona a masculinização da face, e suas indicações para os homens que querem recuperar uma face mais máscula.

Preenchimento com Ácido Hialurônico em Homens
e toxina botulínica (Botox)

Os homens tem procurado cada vez mais os consultórios do dermatologista e cirurgião plástico para fazer procedimentos como harmonização facial, que nada mais é do que o próprio preenchimento com ácido hialurônico.

Para os homens, “parecer mais jovem” implica uma intenção de acentuar seu sucesso profissional e sua importância na presença de homens mais jovens que são inconscientemente percebidos como concorrentes. É também uma forma inconsciente de demonstrar riqueza e parecer mais atrativo sexualmente.

O paciente masculino é diferente do feminino, pois ele busca resultado mais sutil que o deixa com a aparência mais descansada, menos brava, mas que o mantenha com o olhar confiável e nada infantil.

E o que pode ser feito?

As queixas mais comuns aos homens são os pés de galinha, o bigode chinês, a mandíbula pouco marcada e rugas estáticas que são aquelas que estão marcadas na pele mesmo ao repouso.

A motilidade expressiva facial na testa masculina é bastante alta e aparecem rugas horizontais cedo: elas começam a aparecer ou já estão formadas na idade de 20 a 25 anos.

O tratamento com a toxina botulínica é o mais realizado pelo público masculino no mundo. Ele trata e previne as rugas da testa, do meio das sobrancelhas e da lateral dos olhos. Ela é aplicada com uma pequena agulha em pontos específicos da região e após aplicação.

Antes da aplicação, é aplicada uma pomada anestésica por um período que varia de 30 minutos a 1 hora e em seguida, é realizada a aplicação.

No pós procedimento, solicita-se ao paciente que não deite pelas próximas 3 horas e que não faça atividades físicas pelas próximas 24 horas.

Fora esses cuidados, pode-se voltar às suas atividades logo após, inclusive voltar ao trabalho.

Nas primeiras aplicações, alguns pacientes podem queixar-se de dor de cabeça no primeiro e segundo dias que é resolvida com um analgésico que o paciente costuma tomar.

A toxina botulínica é degradada pelo próprio organismo. Por ter um músculo mais forte do que o da mulher, o homem utiliza mais toxina, portanto, a duração do efeito tende a ser um pouco menor. A reaplicação deve ser feita a cada 4 a 6 meses, dependendo de cada caso.

Só a reaplicação frequente poderá manter os resultados e evitar a formação das temidas rugas de expressão.

A estrutura óssea do homem tende a ser mais forte também. Rosto mais marcado e definido e menos arredondado que o da mulher.

Por isso, o queixo grande, o maxilar definido e os ossos laterais da face (que chamamos de zigoma) devem estar bem marcados, pois segundos estudos, dão ao homem sensação de poder, o que o deixa com uma melhor autoestima, influenciando-o positivamente no trabalho e em relacionamentos.

Muito cuidado deve ser tomado com as bochechas masculinas que não devem ser muito projetadas sob o risco de feminilização da face. Por isso, o profissional deve estar atendo às diferenças anatômicas entre os gêneros.

Essas características podem ser moldadas com injeções de ácido hialurônico, já que o rosto é o cartão de visita de todos nós.

E como funciona o preenchimento facial?

Esse tratamento pode ser usado para definir os traços marcantes do rosto.

O queixo é uma das principais áreas a serem tratadas. O queixo pode definir um rosto mais masculino ou infantilizado. No homem adulto, ele é mais largo e deve ter uma projeção compatível com o tamanho do nariz.

Muitas vezes, ao se fazer a projeção ou o aumento do queixo, a boca pode parecer menor. E apesar da resistência e do preconceito, os pacientes geralmente concordam com o médico que é preciso complementar com um discreto preenchimento labial.

O preenchimento facial é usado também na mandíbula para marcá-la e também para fazer um ângulo mais quadrado e próximo à orelha, o que dá um aspecto mais másculo, estilo Cauã Raymond ou Brad Pitt.

No caso da flacidez facial, eles se beneficiam muito do uso de bioestimuladores como a hidroxiapatita de cálcio que ao se injetada na pele, estimula a produção de colágeno e levanta o rosto do paciente, melhorando a aparência cansada.

Além disso, esse produto também deixa a pele mais firme, o que faz com que o ácido hialurônico se acomode melhor na pele e assim fique mais natural.

Vou ficar roxo? Inchado?

O inchaço é mínimo, não chega a incomodar.

Quanto a ficar roxo, hoje em dia, usamos cânulas no lugar de agulhas, pois tem a ponta romba e rompem menos vasos sanguíneos do que as agulhas, minimizando o risco de pequenos hematomas. Mas, não podemos dizer que esse risco é totalmente eliminado.

Cada paciente é único. Para saber qual procedimento é indicado, ou se seria associação de tratamentos, a consulta a uma dermatologista especialista em cosmiatria é essencial.

A profissional precisa saber quais são os desejos do paciente, entender seu perfil e assim, indicar o melhor tratamento tanto domiciliar, com cremes, limpeza, filtro solar, como os procedimentos que serão feitos no consultório.

Esse texto têm caráter meramente informativo.

Se você tem mais dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta com seu médico para que seja feito um diagnóstico preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, posso ajudar?
Powered by
Clínica Dermatológica